Jornal de Estudo

Monday, October 16, 2006

Lições 5 e 6

Coordenação

Nos animais ocorre comunicação química assegurada pelas hormonas. Estas substâncias são moléculas orgânicas produzidas por glândulas endócrinas. As hormonas são libertadas directamente no sangue. A produção das hormonas é condicionada, em parte, por estímulos provenientes do meio ou pelo estado interno do indivíduo. As hormonas circulam no sangue, por todo o organismo, mas apenas actuam em determinas células, as células-alvo, que possuem na membrana ou no citoplasma receptores específicos para uma dada hormona. A fixação das hormonas a esses receptores específicos desencadeia a realização de respostas fisiológicas adequadas à situação respectiva. Assim as hormonas permitem o controlo de mecanismos de homeostasia.

Integração Neuro-Hormonal

A maioria dos processos fisiológicos é regulada pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal. Ambos respondem a estímulos recebidos por receptores, enviando mensagens para órgãos efectores, nos quais se efectuam respostas adequadas à situação. A natureza da mensagem nervosa é electroquímica e a hormonal é química. A resposta hormonal é mais lenta que a nervosa. Os dois sistemas interagem através do complexo hipotálamo-hipófise. O hipotálamo recebe informações diversificadas por via nervosa e origina sinais hormonais adequados, que envia directamente para a hipófise, a qual através das respectivas hormonas, actua directamente ou através da acção que exerce sobre outras glândulas endócrinas ou outros órgãos efectores.

Mecanismos homeostáticos

Termorregulação

Os seres vivos podem ser classificados de acordo com a forma como respondem às variações da temperatura do meio. Relativamente à capacidade de regulação da temperatura os seres podem ser homeotérmicos se têm a capacidade de manter a sua temperatura corporal constante, ou poiquilotérmicos se a sua temperatura varia com as alterações da temperatura do meio. Quanto à fonte de calor que determina a temperatura corporal os seres podem ser endotérmicos se produzem calor por processos metabólicos ou ectotérmicos se dependem das fontes externas de calor pois a sua taxa metabólica não contraria as alterações da temperatura.
Os animais endotérmicos apresentam uma faixa de neutralidade, entre os 27ºC e os 32ºC, na qual a temperatura é regulada por alterações nas trocas de calor, que se efectuam através da pele mantendo-se a taxa metabólica no seu nível basal.
Abaixo dos 27ºC, verifica-se um aumento da taxa metabólica, no sentido de manter a temperatura corporal constante. Contudo, se a temperatura descer para valores inferiores a 0ºC o calor produzido não consegue compensar esta descida e a temperatura corporal começa a diminuir.
Quando a temperatura ultrapassa os 32ºC o animal inicia processos activos de perda de calor, produzindo suor ou tornando-se ofegante. Como esta resposta exige energia também conduz a um aumento da taxa metabólica. Os animais endotérmicos têm capacidade de regular a temperatura, dentro de certos limites. Se os limites forem ultrapassados, a homeostasia entra em ruptura pondo em causa a sobrevivência do animal. A temperatura é um factor limitante, pois condiciona a vida dos animais, uma vez que esta só existe dentro de determinados valores variáveis de espécie para espécie.

Termorregulação em mamíferos

Os mecanismos de termorregulação são regulados por uma estrutura do sistema nervoso o hipotálamo, que funciona como um termóstato. Na pele, existem células termo-sensoriais, que funcionam como receptores do frio e do calor. Quando estimuladas, estas células geram impulsos nervosos, que são conduzidos pelos nervos sensitivos e pela medula espinal até ao hipotálamo. Este órgão está ligado ao centro vasomotor, localizado no bolbo raquidiano, cuja função é provocar a vasodilatação, que permite o aumento das perdas de calor, ou a vasoconstrição, que diminui as trocas de calor e por isso as perdas.
Assim se for necessário reduzir a temperatura corporal verifica-se:
-vasodilatação- aumenta o ritmo de transferência de calor para o exterior;
Sudorese- as glândulas sudoríparas são estimuladas a libertar suor para a superfície da pele, cuja evaporação contribui para as perdas de calor;
Redução da produção de calor- as tremuras e as reacções químicas geradoras de calor são fortemente inibidas (diminuição da taxa metabólica).
Por outro lado, se houver necessidade de aumentar a temperatura corporal, verifica-se:
Vasoconstrição-o hipotálamo envia sinais no sentido de haver uma constrição, sobretudo periférica, dos vasos sanguíneos;
Erecção dos pêlos- os músculos erectores dos pêlos são estimulados no sentido de os colocar na posição vertical. A projecção vertical dos pêlos permite criar uma camada de ar isolante junto à pele, diminuindo, assim, a perda de calor para o meio;
Aumento da produção de calor- verifica-se um aumento da taxa metabólica, que se traduz por termuras e o aumento das reacções químicas geradoras de calor.
O sistema nervoso regula a temperatura através de mecanismos de retroalimentação negativa, dado que o efeito vai contrariar a causa, conseguindo-se a manutenção da temperatura corporal.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home