Jornal de Estudo

Monday, October 16, 2006

Lições 11 e 12

Mecanismo de actuação da ADH

Para controlar a quantidade de água no meio interno, isto é regular a pressão osmótica, ocorre a intervenção do sistema nervoso e do sistema hormonal. Os rins são os efectores da regulação da pressão osmótica. Um mecanismo de retroacção negativa permite o retorno da pressão osmótica do sangue para valores normais.
Quando aumenta a temperatura ou quando se pratica exercício físico, ocorre perda de água por transpiração. A pressão osmótica eleva-se, sendo esta variação captada por osmorreceptores do hipotálamo. Os neurónios do hipotálamo produzem mais ADH, hormona que passa para a neurohipófise, sendo libertada para o sangue. As células alvo desta hormona estão localizadas nos rins, ao nível do tubulo distal e do tubo colector. Estas células, em resposta ao aumento de ADH, tornam-se mais permeáveis à água, havendo um aumento da reabsorção para o sangue, produzindo-se uma urina mais hipertónica do que o sangue. Diminuindo a pressão osmótica os osmorreceptores deixam de ser estimulados e a pressão osmótica volta ao normal.
Se o indivíduo beber água em excesso, diminui a pressão osmótica, o que faz diminuir a quantidade de libertação de ADH para o sangue. As células alvo tornam-se menos permeáveis à água, a reabsorção é menor e a urina produzida é mais diluída, restabelecendo-se a pressão normal.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home