Jornal de Estudo

Tuesday, October 24, 2006

Lições 19 e 20

Meselson e Stahl através de experiências com bactérias E.coli e utilizando isótopos radioactivos permitiram esclarecer que a molécula de DNA se replica de forma semiconservativa, ou seja, uma das cadeias iria servir de molde a uma nova cadeia e, consequentemente, cada uma das novas moléculas de DNA seria formada por uma cadeia antiga e por uma nova. A DNA polimerase é uma enzima essencial à realização deste processo.

Natureza química e estrutura do RNA

Os ácidos nucleicos são polímeros de unidades básicas, os nucleótidos. Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um grupo fosfato. No RNA a pentose é a ribose, e as bases azotadas podem ser de dois tipos: as púricas, adenina e guanina que apresentam anel duplo e as pirimidicas, o uracilo e a citosina., que apresentam anel simples. Os nucleótidos estabelecem ligações entre si, formando cadeias polinucleótidicas. Estas ligações estabelecem-se entre o grupo fosfato de um dos nucleótidos e o carbono 3 da pentose do nucleótido seguinte. São ligações fosfodiéster (covalentes).

O código genético

Na década de 60 do século XX colocava-se uma questão aos investigadores, se existem 4 nucleótidos diferentes como era possível que estes codificassem os 22 aminoácidos distintos. Se cada nucleótido correspondesse um aminoácido, só seria possível codificar 4 aminoácidos, admitindo que 2 nucleótidos codificariam um aminoácido ainda só se conseguiria obter 16 combinações, mas admitindo que seria necessário uma sequência de três nucleótidos para codificar um aminoácido, obtinham-se 64 combinações, o que era suficiente.

No final da década de XX, através de experiências sucessivas o código genético ficou decifrado e as suas principais características identificadas:

- O código genético é Universal, isto é um determinado codão tem o mesmo significado para a maioria dos organismos;
- Cada aminoácido é codificado por um tripleto designado de codão;
- O tripleto AUG tem dupla função, codifica o aminoácido metionina e constitui o codão de iniciação para a síntese proteica;
- Os tripletos UAA, UGA e UAG são codões de finalização, quando surgem termina síntese proteica;
- O código genético é redundante, mais que um codão pode codificar o mesmo aminoácido (degenerescência do código genético).
- Um determinado codão só codifica apenas um tipo de aminoácido, o código genético não é ambiguo;
- O terceiro nucleótido de cada codão é menos especifico que os dois primeiros.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home