Jornal de Estudo

Thursday, November 16, 2006

Lição 41 e 42

Fase mitótica
Envolve a mitose ou cariocinese e a citocinese.

Profase
De um modo geral é a fase mais longa da mitose, a cromatina difusa na interfase começa lentamente a espiralizar-se, conduzindo à individualização dos cromossomas. É possível observar que cada cromossoma é constituído por dois cromatidios, unidos pelo centrómero. É nesta fase que se inicia a formação do fuso acromático, estrutura bipolar, constituída por microtúbulos associados a proteínas, que é responsável pela movimentação dos cromossomas. Nas células em que existem centríolos, estes são os principais intervenientes na formação do fuso acromático. Ao longo da profase separam-se e dirigem-se para os pólos opostos da célula, contribuindo com as suas fibrilas para a formação do fuso acromático. Desaparecem os nucléolos (corpos densos, arredondados, constituídos por RNA ribossómico associado a proteínas e DNA) e o invólucro nuclear.
Nas células animais os pólos do fuso acromático são constituídos por um par de centríolos rodeados por um conjunto de fibrilas, o áster e por moléculas dispersas. Nas células vegetais não existem centríolos nem áster. Em ambas as células esta região é designada de centro organizador de microtubulos.
Metafase
Após a ruptura do invólucro nuclear o fuso acromático dispõe-se de um pólo ao outro pólo da célula. É a fase de máxima condensação dos cromossomas. Os cromatidios fixam-se às fibrilas do fuso através dos centrómeros.
Os cromossomas alinham-se no plano equatorial das células, formando a placa equatorial, com os centrómeros no plano e os braços voltados para fora.
Algumas fibrilas do fuso acromático ligam-se aos cromossomas e outras vão de pólo a pólo. O fuso acromático completa o seu desenvolvimento.
Anafase
Por acção das fibrilas do fuso acromático ocorre a quebra dos centrómeros e os cromatidios de cada cromossoma são puxados para pólos opostos da célula designando-se de cromossomas filhos, devido ao encurtamento das fibrilas do fuso mitótico.
Telofase
Os recém separados cromossomas filhos atingem pólos opostos, formando-se uma nova membrana nuclear que os envolve e protege. A cromatina despiraliza deixando de ser observável a estrutura de cromossoma e os nucléolos reaparecem. Dissolve-se o fuso mitótico.
Citocinese
O citoplasma divide-se, e portanto individualizam-se as células filhas.
Nas células animais a membrana plasmática forma um estrangulamento na zona equatorial, que progride até separar o citoplasma em duas porções aproximadamente iguais, que com os núcleos irão formar as células- filhas. No final da Anafase forma-se no plano equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos, estes contraem-se e puxam a membrana para dentro, causando um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separarem as duas células
Nas células vegetais a existência de parede celular não permite que a citocinese ocorra como nas células animais, por simples estrangulamento do citoplasma. Na zona do equador da célula começa a aparecer uma série de vesículas, que se acumulam do centro para a periferia, fundem-se originando a membrana plasmática. Mais tarde deposita-se celulose permitindo a formação da parede celular.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home