Jornal de Estudo

Wednesday, February 21, 2007

Lição 95 e 96

As vantagens da Multicelularidade

O aumento da complexidade dos seres vivos não consiste num objectivo em termos evolutivos, mas apenas uma consequência do facto de haver um mínimo de complexidade para a existência de vida. A partir do mínimo de complexidade, a vida só pode crescer em termos evolutivos no sentido do aumento da complexidade, crescendo junto do mínimo de complexidade apenas em número e variedade.
A multicelularidade depende do nível de diferenciação celular no conjunto de células em estudo. Quando o nível de diferenciação é baixo, apenas se admite o estado colonial. Volvox, por exemplo, é uma colónia esférica de algas verdes que possui células todas semelhantes, excepto as reprodutoras. Esta especialização não é suficiente para considerar Volvox um ser pluricelular.
O registo fóssil não esclarece em profundidade qual a origem da multicelularidade; contudo, através do estudo da Biodiversidade actual, pode-se inferir que esta surgiu da unicelularidade, tendo na colonialidade um passo intermédio.
Quando as dimensões de uma célula aumentam, verifica-se que a razão entre a área e o volume diminui, pois a superfície não aumenta tanto como o volume. Deste modo, embora aumente o metabolismo celular, a eficácia das trocas com o meio externo não aumenta, pois a superfície não aumenta na mesma proporção. Assim, o indivíduo unicelular que aumenta de tamanho, para sobreviver ou reduz o metabolismo (como é o caso da Acetabulária) ou apresenta multicelularidade.
Na actualidade a multicelularidade ocorre apenas nos eucariontes e caracteriza-se por uma associação de células em que há interdependência estrutural e funcional entre as células associadas.
A multicelularidade permite: grande diversidade de formas, o que facilita uma adaptação aos diferentes ambientes, sobrevivência de seres de maiores dimensões sem problemas quanto às trocas com o meio externo, a diferenciação permite aumentar a eficácia na utilização da energia e possibilita aos indivíduos uma maior independência em relação ao meio externo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home