Jornal de Estudo

Monday, April 23, 2007

Os Minerais

OS MINERAIS: PROPRIEDADES

Um mineral é uma substância sólida, natural e inorgânica, de estrutura cristalina e com composição química fixa ou variável dentro de limites bem definidos. Na natureza existem substâncias sólidas, naturais e inorgânicas mas que não têm uma estrutura cristalina, ou seja as suas partículas constituintes não definem uma distribuição regular no espaço. São os mineralóides como a opala.
Na identificação dos minerais recorre-se a um conjunto de propriedades químicas e físicas.
Um exemplo de um teste químico é o teste do sabor salgado para a halite ou então da efervescência produzida por acção de um ácido. A calcite e outros carbonatos reagem com o ácido clorídrico, fazendo efervescência devido à libertação de dióxido de carbono, durante a reacção.
Devido ao elevado custo de alguns ensaios químicos as propriedades físicas são as mais usadas.
O brilho é a propriedade que se refere à intensidade de luz reflectida por uma superfície de fractura recente do mineral em estudo. Os minerais podem ter brilho metálico, como a prata, brilho submetálico como a volframite, de brilho menos intenso que o metálico e não metálico como o quartzo. Neste caso existem designações particulares para classificar o brilho como o adamantino no caso do diamante.
A cor deve ser observada numa superfície de fractura recente, à luz natural. Alguns minerais apresentam uma cor constante, qualquer que seja a amostra observada, são minerais idiocromáticos. Geralmente são os minerais metálicos. Outros apresentam uma gama variada de cores, são os minerais alocromáticos geralmente de brilho não metálico.
A clivagem é a propriedade física que traduz a tendência de alguns minerais para fragmentarem, por aplicação de uma força mecânica, segundo superfícies planas e brilhantes, de direcções bem definidas e constantes. Os planos de clivagem correspondem a superfícies de fraqueza da estrutura cristalina dos minerais.
A fractura revela que todas as ligações são igualmente fortes, qualquer que seja a direcção considerada. As superfícies de fractura não se repetem paralelamente a si mesmas e podem apresentar diferentes aspectos.
A dureza de um mineral é a resistência que ele oferece ao ser riscado por outro mineral. A escala de Mohs, composta por dez minerais de dureza conhecida, permite determinar a dureza relativa de um mineral mediante a facilidade ou a dificuldade com que é riscado por outro. Diz-se que um mineral é mais duro que outro se, e só se, o riscar, sem se deixar riscar por ele; dois minerais têm a mesma dureza se se riscam ou não se riscam mutuamente. Se o mineral risca determinado termo, não sendo riscado por ele, e é riscado pelo termo imediatamente superior, não o riscando, a dureza do mineral fica compreendida entre a dureza dos dois termos acrescentando-se 0.5 ao termo inferior. Os termos da escala devem ser percorridos do mais duro para o menos duro a fim de se evitar o constante desgaste dos minerais menos duros. Para abreviar o processo de determinação da dureza e para evitar a deterioração rápida dos termos menos duros da escala de Mohs, deve recorrer-se a ensaios preliminares que delimitam as zonas da escala em que a dureza do mineral em estudo deve situar-se. A dureza é uma propriedade geologicamente importante porque traduz a facilidade ou dificuldade com que um mineral se desgasta quando submetido à acção abrasiva de cursos de água, do vento e dos glaciares nos processos de erosão e transporte. Uma desvantagem da utilização da escala de Mohs é que o aumento da dureza absoluta entre os diferentes termos não é sempre o mesmo, fazendo-se de um modo descontínuo.
O traço ou risca é a cor de um mineral quando reduzido a pó, numa superfície despolida de porcelana. Este método é apenas aplicável nos minerais com dureza inferior à da porcelana. No caso dos minerais de dureza superior, para determinar a risca, reduz-se a pó uma pequena amostra do mineral em estudo, num almofariz. Geralmente a cor de um mineral não coincide com a cor do traço, mas o traço é uma propriedade constante enquanto que a cor é variável.
A densidade depende da estrutura cristalina do mineral, nomeadamente dos seus constituintes e do seu arranjo, mais ou menos compacto. A densidade traduz a massa por unidade de volume. A densidade do mineral, utilizando a balança de Jolly, consiste na relação entre o peso de um determinado volume de mineral e o peso de igual volume de água a 4ºC.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home