Jornal de Estudo

Wednesday, February 21, 2007

Lição 107 e 108

Do Darwinismo à Teoria Sintética da Evolução

A Teoria da Selecção Natural deixou por responder, na altura da sua apresentação, certas questões: os mecanismos responsáveis pelas variações verificadas nas espécies e o modo como essas variações se transmitiam de geração em geração.
O desenvolvimento de outras ciências, e os dados que estas forneceram, permitiram obter algumas respostas, sendo a área da Genética a que talvez mais tenha contribuído.
Com o crescimento desta ciência, foi possível responder com a descoberta das mutações e da recombinação genética ao mecanismo de produção de variabilidade intraespecifica, e com o funcionamento do processo reprodutivo a nível cromossómico à forma de transmissão da informação génica à descendência.
O paralelismo com o darwinismo faz-se na selecção que o meio, com as suas variações, exerce sobre o fenótipo; este é fruto da expressão do genótipo.
Pela interpretação neodarwinista, População é então conjunto de indivíduos da mesma espécie que, num dado momento ocupam uma determinada área, Fundo Genético é o conjunto de todos os genes presentes numa população num dado momento e Evolução é uma mudança no fundo genético das populações.
Populações que estão no seu conjunto bem adaptadas ao meio em que vivem possuem um fundo genético restricto, e uma variação no meio pode ser grandemente prejudicial para a população em causa; populações com um fundo genético muito diversificado devem apresentar variabilidade suficiente para resistir a variações do meio em que a mesma se insere.
A reprodução sexuada e diversificada entre indivíduos com variação nas características aumenta a variabilidade e permite a uma população estar melhor preparada para enfrentar variações impostas pelo meio nas condições que oferece.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home