Jornal de Estudo

Friday, January 12, 2007

Lição 61 e 62

Reprodução sexuada e variabilidade genética

A meiose nos seres vivos com reprodução sexuada, além de permitir que o número de cromossomas permaneça constante de geração em geração, também contribui para o aumento da variabilidade genética. A recombinação genética é promovida pelo crossing-over que se realiza na profase I da meiose. Por sua vez, a separação ao acaso dos cromossomas homólogos, em anafase I, possibilita a formação de células-filhas com diferente constituição genética. Esta separação resulta da disposição ao acaso dos cromossomas homólogos durante a Metáfase I.O número total de combinações é de 2n, em que n representa o número de pares de cromossomas homólogos.
A fecundação também contribui para a variabilidade, pelo facto de a união dos gâmetas, geneticamente diferentes, ser aleatória, do que pode resultar novas associações de genes.

Mutações cromossómicas

Durante a meiose podem ocorrer mutações cromossómicas em que afectam o número ou a estrutura dos cromossomas das células resultantes. As mutações podem provocar diversas anomalias e mal formações nos indivíduos afectados ou até a sua inviabilidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home